Seu produto está pronto para o mercado?

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Jerome McCarthy é o cara que criou a teoria do Marketing Mix, ainda na década de 1960, segundo a qual qualquer empresário com visão expandida precisa considerar aos 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Em outras palavras, as empresas que mais se destacam dentro do mercado são as que passam por um processo permanente de planejamento. Apesar de parecer um tanto evidente isso não é assim tão fácil, pois manter uma presença, constante, no mercado com produtos e serviços é um processo muito complexo.

Ainda não tínhamos visto uma mudança tão acelerada quanto a que vem ocorrendo nos últimos anos, nem uma concorrência tão gigantesca, tudo isso graças à globalização que alterou toda a lógica de mercado. Assim como as novas tecnologias que aparecem todos os dias dificultando ainda mais o contexto, por isso manter-se atualizado ficou mais complicado.

Portanto, é preciso considerar que aquele padrão de empresa tradicional característico do século passado, que era capaz de desenvolver um produto e ou serviço segundo a sua necessidade, e sair em campo somente para comercializá-los, já está muito ultrapassado.

Existem, também, outra teoria muito interessante, os 4 As de Raimar Richers (Análise, Adaptação, Ativação e Avaliação), esse conceito possui mais relação com o marketing, que com a manufatura do produto. Richers é consultor de empresas, nasceu em Zurique na Suíça, foi um dos fundadores e professor da EAESP/FGV, escreveu o livro Marketing: uma visão brasileira, que se encontra fora de catálogo, uma publicação que é essencial para entender o marketing no Brasil.

Segundo Richers é preciso, primeiramente, distinguir os diferentes players e stakeholders e suas relações com as empresas, através da pesquisa de mercado e dos bancos de dados de marketing.

Com o levantamento em mão é preciso adaptar os produtos ou serviços ao meio ao qual estão inseridos, lembrando que a alternativa foi encontrada depois de analisar as informações coletados pela pesquisa. O conceito de Richers observa todos os elementos que fazem a diferença como, embalagem, design, marca e preço, dentre outros no momento de apresentar um produto novo ao mercado. Considerando também a relevância da qualidade do serviço de pós-venda.

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TAGS: Marketing, Empresa, Pesquisa de mercado, Produção

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