Como fazer a pesquisa para novos produtos?

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Testar conceitos e novos produtos são algumas das demandas da pesquisa de mercado.

Para empresas que estão criando um novo produto ou aperfeiçoando um conceito para obter um financiamento para os seus projetos a pesquisa de mercado é a ferramenta indicada para tal necessidade.

Como “novo” podemos pensar em produtos ainda desconhecidos do público, a pesquisa de mercado ajuda a eliminar os riscos e descobrir a real demanda para o produto que está sendo desenvolvido, minimizando possíveis fracassos no lançamento.

Embora cada projeto tenha suas necessidades especificas, alguns processos devem fazer parte de qualquer levantamento de dados para a criação de novos produtos através da pesquisa de mercado.

Análise de mercado

Por meio de investigação a equipe de análise de dados encontra os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças para o novo produto ou serviço. Os relatórios criados a partir do levantamento de dados indicam para os clientes as barreiras do mercado, possíveis concorrentes que também estão chegando ou lançando novos produtos e empresas que já lançaram seus produtos e obtiveram sucesso (se tiver esse tipo de informação disponível).

 Avaliação dos concorrentes

Faz parte da pesquisa de mercado apontar e examinar os principais concorrentes da empresa. Será criado um perfil competitivo para cada empresa concorrente indicando diferencial competitivo, produtos, estratégias de marketing e indicativos financeiros e de crescimento.

O relatório ainda apresentará a fatia do mercado ocupada por esses concorrentes e as principais competências que a empresa terá que desenvolver para brigar por sua fatia do mercado.

Questionário

Esse componente da pesquisa de mercado é muito recomendado para levantar informações sobre novos produtos.

O questionário da pesquisa precisa considerar algumas áreas temáticas: uso de produtos similares, fatores que influenciam a compra, conscientização e uso de concorrentes, o que precisa ser melhorado nos novos produtos, recursos para as estratégias de marketing e possíveis alterações do novo conceito de desenvolvimento do produto. Além de outros tópicos conforme a necessidade do projeto.

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