Como a pesquisa pode ajudar a lançar um produto?

Posted on Posted in Pesquisas de mercado

Muitas pessoas têm uma ideia na cabeça, mas não sabem como transformá-la em realidade. Começar um negócio novo pode ser desafiador para os marinheiros de primeira viagem. Principalmente porque o investimento alto assusta os futuros empreendedores, assim como a burocracia que no Brasil é pesada.

Porém existem muitas opções de baixo custo para quem quer lançar um produto novo, basta pesquisar e ver qual é a melhor opção para o seu produto ou serviço. Só não esqueça que mesmo com baixo custo lançar um produto novo no mercado ainda é um processo complexo e que exige muita dedicação.

Existem diversas opções para quem deseja lançar um produto/serviço:

Pré-lançamento: é quando um produto é lançando durante o processo de desenvolvimento e que vai criando uma expectativa nos futuros clientes.

Influenciador: neste caso quem gera expectativa em relação ao novo o produto é alguém com poder de influenciar o interesse do consumidor.

Lançar o produto e divulgar depois: estratégia mais utilizada nos casos de produtos inovadores.

Empreendedores que não dispõem de muito dinheiro para lançar seus produtos estão utilizando o crowdfunding para conseguir o investimento necessário para o seu projeto. Além de ajudar o futuro empreendedor a obter o financiamento necessário para seus projetos o crowdfunding permite que a empresa encontre apoiadores, assim como auxilia na pesquisa de mercado, encontrar o público alvo e ainda é uma estratégia de marketing gratuito.

As campanhas de crowdfunding podem ser uma ótima ferramenta de pesquisa de mercado, pois com ela é possível verificar a aceitação do público com relação ao seu produto, obter feedback que vai ajudar a aperfeiçoar o seu produto e demonstrar a viabilidade de uma produção em grande escala.

Em tempos de crise o crowdfunding é uma opção viável para quem precisa de financiamento, visto que os bancos estão mais cautelosos para liberar empréstimos e as taxas de juros neste caso também são muito pesadas para os empresários iniciantes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *